Objetivo: Verificar os riscos nos ambientes de trabalho propondo melhorias na empresa, de modo que tais riscos não resultem em doenças ocupacionais e acidentes de trabalho para os trabalhadores e prestadores de serviço, os membros da Cipa têm o papel de orientar os trabalhadores sobre métodos de trabalhos seguros no dia a dia do trabalho.
Legislação: NR – 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Carga Horária: 20 Horas
Conteúdo Programático
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção
- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão